quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Você é criativo!


Vocêécriativo!

Eu poderia apostar que a maioria de vocês, quando leu o título do post, deve ter pensado “não, eu não sou criativo”, e acabou entrando aqui só por curiosidade de saber o que estaria escrito a respeito. Mas independente de você ter pensado isso ou não, eu afirmo a vocês, com 100% de certeza: sim, vocês são criativos!
Quando falamos em criatividade, logo ligamos isso as artes. Pensamos que pessoas criativas são aquelas capazes de escrever uma música ou uma história, ou então fazer belas pinturas e desenhos. Mas criatividade não é apenas isso, essa é apenas uma das áreas de criatividade, e, de fato, talvez você não tenha nenhuma criatividade nessa área, mas isso não quer dizer que você não é criativo!
O nosso Deus é o Deus criador, tudo o que existe foi Ele quem criou, inclusive eu e você. Pra criar as coisas a partir do nada é necessário criatividade, então Deus é criativo, certo?! Bom, se Deus é criativo e Ele diz que o Espírito dEle habita em nós, logo o Espírito da criatividade esta dentro da gente, sendo assim, nós temos todo o potencial para sermos criativos! Por isso que digo sem pensar duas vezes: você é sim criativo!
Mike Murdock diz que nós fomos criados por Deus para solucionar problemas, que o nosso chamado esta relacionado com os problemas que fomos criados para resolver. Sabe qual a melhor forma de solucionar problemas? Criatividade! Talvez você não tenha criatividade nenhuma pra música ou pra desenvolver textos, mas talvez você tenha criatividade para resolver problemas de transito! Deus te deu criatividade para fazer alguma coisa, para resolver algum tipo de problema, se você ainda não consegue perceber nada, busque a Deus e peça pra Ele te mostrar onde esta a tua criatividade.
Deus é criativo e original, quem copia é o diabo. Com Deus não existe plágio! Se Deus não se importasse com a criatividade, pirataria não seria errado, nem colar na prova! Mas Deus não quer saber de cópia, Ele quer o novo e por isso Ele te encheu do Espírito dEle, que é um Espírito criativo, para que você possa criar coisas novas, soluções novas em qualquer área que você esteja! Não fique fechado, não feche sua mente… abra-a, deixe a criatividade de Deus fluir em você para que você possa fazer a diferença onde você estiver!
Lembre-se, Deus tem uma chamado pra tua vida, e na área que Ele te chamou você com certeza é criativo! Mas isso também não impede de sermos criativos em mais de uma área. Também não tem problema em você ter como base ou inspiração o trabalho de alguma pessoa, desde que você não faça apenas cópia dela! Então, busque direção de Deus para o seu chamado e deixe a criatividade jorrar em você!
E pra terminar, vou deixar aqui os estágios de um processo criativo, que tem tudo a ver com o que o Mike Murdock fala sobre resolvermos problemas:
Percepção do problema: É o primeiro passo no processo criativo e envolve o “sentir” do problema ou desafio.
Teorização do problema: Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
Considerar/ver a solução: Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução; é o impacto do tipo “eureka!”. Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.
Produzir a solução: A última fase é converter a idéia mental em idéia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”.
Produzir a solução em equipe: Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando precisam, tanto diagnosticar ou superar um problema quanto otimizar ou inovar produtos, serviços e processos. Ancoram-se, para tal dinâmica, no conhecido sistema do brainstorming.
Que Deus abençoe!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jacó, por causa de Esaú


esau_jaco

Em alguns meses fará vinte anos desde que nos sentamos e conversamos pela última vez, como verdadeiros irmãos. Consegue acreditar que faz tanto tempo? Ainda lembro-me do seu sorriso do outro lado da mesa, na casa de nossos pais, na nossa última conversa amigável. A madrugada estendia-se, mas nós não queríamos dormir. Queríamos apenas estar juntos. Que saudades daquele tempo, quando éramos melhores amigos! Podia olhar em seus olhos e saber o que estava pensando. Podia saber suas preocupações, dividia contigo suas alegrias. Onde foi que nos perdemos um do outro?
Desde que nos separamos, comecei a pensar nestas cosias. Aliás, não teve um dia sequer em que não pensei em você. Vivemos tantas coisas juntos, meu irmão! Quantas histórias, quantos momentos no campo, quantas caçadas! Sim, nós sempre brigamos muito, mas éramos ligados por algo tão forte que ninguém conseguia explicar. Como pode melhores amigos tornar-se inimigos? Quando esta bagunça toda começou?
Em nossas conversas, você falava dos anseios de seu coração de homem, falava de coisas de irmão mais velho que eu não podia entender naquele momento. Agora, percebo quantas vezes você desejou que eu apenas o entendesse e escutasse. Entrava em meu quarto, sentava-se no chão e eu sabia que tinha algo para me dizer. Talvez a falha tenha sido totalmente minha. Porque lá no fundo, apesar de apreciar sua companhia, eu não o entendia. Não sei se queria entendê-lo…
A verdade é que sempre desejei ser como você. Eu o invejava. E não era só sua primogenitura. Eu queria a sua simpatia, o seu jeito com as pessoas, a sua forma de encarar a vida, a sua destreza e maestria. Queria que nosso pai olhasse para mim com o mesmo orgulho com que te olhava. Queria que ele se alegrasse de meus feitos da mesma forma como se alegrava dos seus. E onde tudo isso nos levou?
Talvez eu enxergasse em você um herói. Quando você perdeu seu lugar de herói em minha vida, não consegui encontrar outro lugar onde pudesse colocá-lo. Sabe quando você vendeu sua primogenitura? Sim, foi naquele momento que parei de ver Deus em você. Como você pode fazer aquilo? Trocar sua herança, o seu direito de Filho, por um prato de comida?
Que decepção! Que dor! Para mim, foi impossível lidar com tamanho desapontamento. E já não via mais motivos para andarmos juntos. Não podia mais ver o Senhor em você, não podia mais ver nossas semelhanças. Só via nossas diferenças gritantes.  Juntei tudo isso a um julgamento negativo a seu respeito. Criei em minha mente a imagem de que permanecer perto de você seria uma ameaça para mim.
Ter feito de você meu inimigo, um amigo me disse, foi nada mais do que uma tentativa de responder perguntas sobre mim mesmo: “quem sou” e “quem não sou”. Naquele tempo, não sabia quem eu era, mas tinha certeza que você já não era mais o que eu gostaria de ser. Enchi-me de orgulho e achei-me superior. Não havia mais nada que pudéssemos compartilhar…
Afastei-me. Quando chegou a hora, tomei seu lugar, como se fosse a coisa mais certa a fazer. Mais tarde, cheio de culpa e medo, fugi de tua presença. Eu não podia mais encará-lo depois do que aconteceu. Fui para terras distantes, subi escadas, vivi sonhos, encontrei anjos, peregrinei, trabalhei duro por muitos anos, andei com Deus. Mas todas as noites, antes de dormir, meu pensamento voltava para você. Sentimentos confusos. Como entender isso de sentir tanta raiva de quem, ao mesmo tempo, sente-se tanta falta? Não sei dizer o que gritava mais forte dentro de mim: o ódio de meu inimigo ou a dor de ter perdido meu melhor amigo.
Tivemos nosso tempo, cada um no seu canto, e agora é hora de voltar. Não posso mais viver com esse conflito. Precisamos resolver isso, meu irmão! É meu momento de deixar essas terras e encarar o que tento esquecer. É meu momento de voltar para você, só por causa de você, meu querido Esaú. Mas estou com tanto medo! E todos estes pensamentos não me deixam dormir: como será reencontrá-lo? Será que irá me perdoar ou será que virá correndo até mim, com o coração cheio de ódio e intenções de me matar? Será que me reconhecerá quando nos virmos? E se ao nos encontrarmos percebermos que nos tornamos completamente estranhos um para o outro?
Nos últimos dias, enviei mensageiros, presentes, palavras agradáveis, pedidos de desculpas. Enviei bons pensamentos, parte de minhas conquistas para dividir com você. Quem sabe assim consiga abrandar seu coração antes do grande dia. Quem sabe…
Continua chovendo e eu aqui, nesta casa estranha. Comigo, trago tudo o que alcancei desde que nos separamos: mulheres, filhos, posses. De que me adianta tudo isso, se você me matar amanhã? Estou com tanto medo! Estou apavorado! Sinto-me tão sozinho!
Disseram-me que só haverá reconciliação se antes de encontrar-me contigo tiver um encontro com Deus, e outro comigo mesmo. Então, passarei mais esta noite aqui. Vou lutar com Deus até o amanhecer. Estarei face a face com Ele e sei que mudará meu nome. Irá marcar-me para sempre antes de eu continuar minha jornada.
Mas amanhã nos encontraremos… Amanhã estaremos juntos. Espero que você me perdoe.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Amor ou Interesse?


Amorouinteresse?

VJC_mutleyMestre, qual é o grande mandamento na lei?  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mateus 22:36-37
Olá pessoal!
Essa semana assisti a um vídeo no qual o pastor Paul Washer fala sobre a importância de se conhecer a Deus. E refletindo sobre isso pude perceber que os cristãos que não conhecem a Deus, de fato, podem até seguir os princípios dEle, mas com a motivação errada, o que faz com que a caminhada com Cristo perca seu sentido. Mas como, então, é possível ser cristão e não conhecer a Deus?
Bom, talvez você conheça alguns cristãos que não conhecem a Ele e será fácil identificá-los, pois o cristianismo deles gira em torno de uma religiosidade que é contrária à palavra de Deus. Quando não conhecemos e nem cultivamos uma relação íntima com o Senhor podemos até estar convencidos, por exemplo,  de que o próprio Deus instituiu os dízimos e as ofertas como forma de manter as igrejas, mas faremos isso com a única motivação de sermos abençoados financeiramente e de desfrutarmos das promessas de Deus para aqueles que são fiéis.  É claro que devemos almejar as bençãos de Deus, mas devemos pensar nelas como uma consequência de sermos fiéis, e por que somos fiéis? PORQUE amamos a Deus e a sua palavra e queremos ser obedientes acima de tudo para nunca estar em falta com Ele, afinal o verdadeiro cristão, aquele que realmente conhece a Deus, sempre desejará ardentemente servir a Ele mesmo que não receba nada em troca. Isso é amor!
E consequentemente você será abençoado, mas veja… é uma consequência, e não o que deve te motivar. Eu poderia dar vários outros exemplos aqui, já que isso se aplica a cada coisa que o cristão faz ou deixa de fazer. Mas faça o que fizer ou deixe de fazer o que for… que seja porque você realmente ama a Deus e quer estar bem com Ele, obedecendo sua Palavra! Vamos tirar do nosso coração toda essa “segunda intenção” em servir a Deus, e vamos começar a amá-lo de verdade, simplesmente porque Ele é o Deus todo poderoso que nos amou primeiro sem merecermos e nos resgatou das mãos do diabo para nos dar uma nova chance!
Quando esse amor nascer em nossos corações nós vamos querer fazer tudo para a glória de Deus! E é isso o que deve nos motivar, para que a nossa vida não seja vazia e sem sentido… e as demais coisas, vocês já sabem né?! -> Mateus 6:33.
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Semelhante a Jesus


SemelhanteaJesGlória  a Deus!

Estamos aqui mais uma vez pra aprender mais Deus. Todo dia é um aprendizado, e precisamos colocar essas lições em prática. Hoje vamos falar sobre ser mais semelhantes a Jesus
A bíblia fala que Deus nos fez à sua imagem e semelhança
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; …
Gênesis 1:26 a
A bíblia fala que devemos imitar a Deus
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
Efésios 5:1
Você deve pensar: Como vamos imitar a Deus? Você que tem um irmão, seja ele mais novo ou mais velho, já deve ter passado por essa situação, tudo o que você fala ele repete, ele repete os seus movimentos, e as vezes até o seu jeito de andar!
Mas como imitar a Deus?
Devemos imitar a vida que Jesus teve.
O Senhor Jesus é o nosso exemplo, aquilo o que Ele viveu quando esteve em forma de homem aqui na terra foi pra nos deixar o exemplo de como agir diante das situações. Tudo o que precisamos fazer pra melhorar nossa vida está na bíblia e o nosso maior exemplo está na vida do Senhor Jesus.
Jesus podia muito bem vir para a terra e resolver tudo em pouco tempo, mas Ele viveu tudo para nos mostrar como devemos proceder com as situações, ser santos, humildes, pacificadores, amar a Deus sobre todas as coisas, ter fé pra mover montanhas, lutar contra a fraqueza humana, fugir do pecado, orar muito e muitas outras coisas.
Jesus é o nosso Pai, e como o melhor Pai de todos, nos deixou um exemplo pra seguir e como filhos obedientes precisamos ser semelhantes ao nosso Pai.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Fim da linha sentimental


relacionamentosVamos falar sobre namoro? Aliás, vamos falar sobre o fim deles?
A tendência quando um relacionamento acaba é que sejamos jogados para a famosa “fossa”. Nós sabemos que se trata de uma expressão. Fossa, na verdade, pode ser seu quarto fechado e escuro, uma musica ‘deprê’ bem baixinha… A  fossa é a falta de vontade de levar a vida adiante.
Mas como sobreviver a um fim de namoro? Essa briga está na mente. Tudo depende da forma como enxergamos as coisas. Se formos otimistas, iremos perceber que nessa vida até um fim de namoro nos põe pra frente, e é possível sentir a sensação de voar mesmo estando em queda livre de precipício.
Outra coisa que precisamos saber: aquele namorado (a) não se tratava nem de Adão, nem de Eva. O que isso significa? Significa que só Eva (ou Adão) podiam se trancar no quarto escuro e lamentar a vida inteira, afinal, eram os únicos habitantes da terra.
Não me entenda mal. Não estou dizendo que você deve dar um “up”, e dizer “é verdade, a fila anda”. Vá com calma. Você precisa ter certeza que está liberto de seus sentimentos passados para se envolver de novo. Isso acontece com o tempo. Não se esqueça de que a Bíblia diz que o coração é enganoso. Aproveite o tempo de solteiro para ficar a sós com Deus. Descubra o poder da solitude [I Co 7.32].
Algumas coisas nós perdemos, mas outras é Deus quem leva, principalmente quando se trata daquilo que nos causa dores. Lembre-se, as bênçãos que vêm de Deus não nos acrescenta dores [Pv 10.22].

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ousadia...


    Ao longo de nossa caminhada muitas coisas vêm de encontro ao nosso coração para matar os nossos sonhos e acabam nos ferindo.
    Quantas vezes Deus implanta sonhos lindos em nossos corações que são cultivados todos os dias por nossa fé e as palavras de desânimo que são lançadas sobre nós nos ferem ao ponto de nos levar a desistir?

    Deus SEMPRE tem o melhor para nós e o diabo não se sente satisfeito com essa verdade.
    Para alcançar o melhor de Deus é necessário passarmos pelo tempo da espera, porém vivemos na era do instantâneo... Não podemos esperar na fila do banco, afinal, não temos tempo para isso! Não precisamos mais esperar que as fotos sejam reveladas para sabermos como ficaram, é possível vê-las no mesmo instante em que foram tiradas.
    O tempo de espera, que antigamente servia para o aperfeiçoamento, hoje é perda de tempo.
    Satanás está ao derredor e se aproveita, a todo o momento, de nossas fraquezas. Nos dias de hoje, com tanta tecnologia, em meio ao imediatismo, nossa maior fraqueza é o tempo da espera.
    O tempo da espera deveria gerar em nós um sentimento maravilhoso, a certeza de Deus agindo em nosso favor, porém causa uma sensação desesperadora de que nada está acontecendo, o que é capaz de criar feridas do tamanho de um abismo entre nós e o Pai.
    Deus trabalha em silêncio! Essa é uma verdade incontestável que o diabo tenta disfarçar a todo custo. Ele se aproveita de nossa fragilidade para infiltrar em nossa mente pensamentos de derrota e desistência.
    É nessa hora que se torna necessário tomar posse da unção de ousadia que nos é dada. Somos filhos do Criador de todo o universo, não há por que se encolher e aceitar que você é incapaz e sua benção não vai chegar nunca.

"No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele."
                                                                                     Efésios 3:12
    A unção de ousadia nos leva a acreditar com mais forças em nossos sonhos, nos leva a orar com mais fervor e, principalmente, a adorar mesmo sem ver nada acontecer.
    Ousadia significa coragem e quando não tem nada acontecendo aos nossos olhos, é necessário coragem para crer até o fim.
    Você e eu somos filhos de um Deus de amor que nos chamou para viver de forma ousada, com a certeza de que Nele, a conquista é certa.

    Receba esta unção em sua vida!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Orar não é fácil porque...


Orar não é fácil porque...
1. O diabo possui uma estratégia bem elaborada para nos impedir de orar. 
Às vezes acho que Satanás tem uma latinha de spray cheia de "medo líquido", que ele usa para poluir a atmosfera toda vez que um crente pensa em dar um passo de fé. 


  Aquilo que não vemos ou que desconhecemos às vezes parece ameaçar-nos, mas Deus quer que ajamos em fé. Isso quer dizer que temos de ignorar nossos sentimentos. A Bíblia diz que Gideão teve medo antes de sua grande batalha. Daniel deve ter sentido um frio no estômago quando abriu a janela do seu quarto para orar, desafiando a nova lei que o rei havia assinado. O fato de sentirmos medo não nos desqualifica para o serviço de Deus - desde que não deixemos que ele nos domine. 
  A oração nos coloca no âmbito do sobrenatural - em território desconhecido, onde acontecem coisas que nunca conseguiremos entender completamente. Nunca devemos sentir medo de conversar com nosso amado Pai celestial, que vive repetindo que devemos contar-lhe tudo. Se isso lhe acontece, meu jovem, lembre-se de que é Satanás quem está fazendo isso e você precisa rejeitá-lo com a autoridade do nome de Jesus.
  "Orar é simplesmente deixar Jesus saber do que precisamos..." É "colocar diante dele as nossas necessidades e permitir que ele exerça seu poder para supri-las". Não permitamos que ataques de pânico nos impeçam de orar.


2. Às vezes não temos confiança em nós mesmos. 
A maioria das pessoas não entende que muitos dos pensamentos que Satanás assopra em nossos ouvidos estão relacionados com sentimentos de inferioridade. Por que será que quase todo mundo está sempre com medo de que os outros pensem que eles são uns fracassados - mesmo naquilo em que eles são ótimos? A Bíblia diz que o diabo acusa os crentes dia e noite (Ap 12.10). Ele adora nos torturar com auto-condenação.
  Como a oração é uma das coisas que o diabo mais detesta, ele tenta impedir-nos de orar, dizendo: "Você não vale nada; por que acha que Deus vai te ouvir?" É importante que não caiamos na armadilha dos seus truques sujos. Depois que pecamos e confessamos o nosso pecado, ou mesmo que estejamos apenas chateados, ele procura convencer-nos de que não merecemos conversar com Deus (Não lhe dê ouvidos porque todos pecaram e ninguém merece nada de Deus - quanto mais uma entrevista pessoal com o Criador do universo. Contudo o Deus todo-poderoso ordena que compareçamos diante do seu trono de graça. Como é que temos a coragem de deixar Satanás nos convencer a não ir?)
  
3. É fácil se distrair. 
Por que é que assim que fechamos os olhos para orar, de repente nos lembramos de que hoje é o dia do aniversário de nossa mãe e que ainda não compramos o presente dela? Como é que vamos poder fazer um devocional de manhã, se nossa cabeça está cheia de idéias boas para o trabalho de Ciências que temos de fazer? Ou se não conseguimos tirar da cabeça aquele garoto ou aquela garota por quem estamos apaixonados, ou as férias de dezembro na praia? Não dá para entender como é que confessar o pecado do orgulho e comprar um maio novo entram em nossa cabeça ao mesmo tempo. Precisamos estar alerta, porque parte do plano de Satanás para sabotar as comunicações entre o céu e a terra, é interromper a conversação, lançando em nós pensamentos sobre o cotidiano. A dificuldade de concentração é um problema que todo
mundo enfrenta. Precisamos aprender a "levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo" e continuar orando. No final das contas, a oração não é para fracos. É um trabalho importante no reino de Deus, executado por aqueles que decidem ser os campeões, que obtêm a vitória depois de superar muita oposição.

4. Por vezes desanimamos. 
Uma das práticas mais comuns do diabo para fazer-nos parar de orar, é levar-nos a acreditar que Deus não está nos atendendo, o que prova que ele não está ouvindo; então é melhor desistir de uma vez. A realidade,
porém, é que primeiro as mudanças ocorrem "... contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6.12), para depois recebermos respostas visíveis aqui na terra. Ocorrem muitas coisas no mundo espiritual sem que a gente tenha a mínima idéia de que elas estejam acontecendo. Só porque não enxergamos os resultados, isso não significa que eles não estejam acontecendo!
 As parábolas bíblicas sobre oração enfatizam esse tipo de persistência. A Bíblia ensina que devemos orar e não desanimar (Lc 18.1). Duas coisas nos ajudam nessa tarefa:
1) Manter os olhos em Deus, que nos instrui a orar e promete atender-nos, e não nos preocupar com o que parece estar acontecendo à nossa volta;
2) Lembrar que através da oração entramos em outra dimensão - onde as coisas não acontecem da mesma forma que na terra.
Ao invés de ficar frustrado, anime-se! O mundo em que vivemos é uma confusão. A oração pelo menos oferece um refúgio e uma forma de escaparmos da idéia de que "a vida é assim mesmo, e não há nada que possamos fazer''. Em outras palavras, escapemos da desesperança!

Este texto foi extraído do livro ''Me dá mais uma chance, Senhor'' de Lorraine Peterson
_________________________________________________________________________

A frase que mais me marcou nesse livro foi:
''A oração não é para fracos, é um trabalho importante no reino de Deus, executado por aqueles que decidem ser os campeões, que obtêm a vitória depois de superar muita oposição.''
Tudo que o inimigo quer é nos ver frustrados, caídos, sem rumo, por isso ele lança tantas setas pra tentar nos tirar do caminho de Deus, ele sabe que se estivermos firmes no Senhor, prontos pra batalha e formos guerreiros de oração, nada poderá nos deter. Então, não desanime, fique firme, ore muito!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Jovens: O tempo de servir a Deus é HOJE e AGORA!


Existe um versículo bem conhecido que se encaixa bastante a este tema:

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;”
Eclesiastes 12:1

Ás vezes, por ainda sermos jovens ou adolescentes, pensamos que ainda temos uma vida inteira pela frente, que ainda temos muito o que curtir e esta história de servir a Deus pode ficar um pouquinho mais para frente. É ai que nos enganamos!

Não há nada melhor do que servir a Deus desde a nossa mocidade, do que viver uma vida inteira para Deus e andar nos Seus caminhos sempre.

Não pense que com Deus você está perdendo o seu tempo. Com Deus a gente nunca perde, tudo é ganho para o Seu Reino! Servindo a Deus desde a mocidade, você evita muitas coisas que poderiam dar errado, muitas frustrações.

Sempre vale a pena abrir mão das coisas passageiras e momentâneas que o mundo nos oferece. Só Deus pode nos garantir uma vida completa e cheia de felicidade.


Quantas vezes nos sentimos vazios e sozinhos, porque estamos depositando nosso tempo, confiança,esperança... nas coisas que não fazem parte dos planos de Deus para nós.



Vale a pena viver para Deus HOJE e AGORA. Não importa a sua idade, ou quanto tempo você não aproveitou. Deus sempre estará de braços abertos e com um sorriso lindo esperando por um filho Seu!

Aproveite ao máximo de sua vida para servir Aquele que te criou, que pagou um alto preço pra que você existisse e que TE AMA mais do que qualquer outro possa te amar!

E lembre-se, você nunca desperdiça tempo da sua vida vivendo para Deus!!

Experimente viver todos os seus dias para Ele, e descubra que este é o seu maior privilégio! ;)

Que o Senhor aplique esta palavra ao seu coração!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pós carnaval

pierrot

Para nossa alegria mal começamos mais um ano e um longo feriado nos espera. Viagens, amigos e, para muitos que se retiram do barulho e das nuvens cinzas de poluição, até mesmo outra “atmosfera”. Jovens e adolescentes de diferentes comunidades e igrejas estão de malas prontas para o tão planejado e aguardado acampamento de carnaval. Antes da saída temos o pré -acamp, um “esquenta as turbinas” para esses dias onde tudo parece tão diferente.
Sempre me intrigou as coisas que acontecem durante esses quatro ou cinco dias “mágicos”. São dias que nos enchem de uma força tão grande. Parece que na volta seremos capazes de vencer tudo que vier como obstáculo que impeça o prosseguir nessa estrada da vida.
Você pode se perguntar se esse texto é um desabafo, ou uma crítica. Olho com outra perspectiva. A perspectiva da preocupação do dia seguinte, ou melhor, da continuidade da nossa caminhada. Nesses dias nos embriagamos de emoções, sentimentos, renovamos votos, nos reencontramos, juntamo-nos em grupo em uma clara demonstração das necessidades que gritam em rostos juvenis.
Por vezes pensei como seria bom se isso não terminasse numa quarta-feira de cinzas. Se ao invés de voltarmos, simplesmente nos fosse permitido continuar ali, na espera daquele grande dia do nosso resgate.
Tenho certeza que você já pensou assim. Felizmente, a volta, o “pós” nos espera. Fica a pergunta: o que faremos ao retornar?
Corremos para nos manter animados, cheios de esperança e certos que agora tudo será diferente. Será possível? Para muitos essa força parece ir se esvaindo em dias, ou semanas. Será que o confronto com a realidade de um mundo carente nos abate, e nos vemos novamente impotentes? O pós tem muito a nos ensinar. Onde você estiver nesses dias, aproveite para ter um encontro real e pessoal na perspectiva correta que mais do que a ida, a volta é mais importante. Fica a reflexão, e que cada um compreenda que os outros 300 e tantos dias são um constante desafio de prática do amor, paciência e esperança.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nesse carnaval, está a fim de se misturar?

jovem_mistura

Alguns textos da Bíblia nos ensinam a ficar longe das pessoas más porque Deus não quer que elas nos influenciem. Por outro lado, Jesus nos ensina que precisamos chegar perto daqueles que são considerados indignos para mostrar o amor de Deus. Como entender?
Jesus, nosso maior exemplo, esteve ao lado das pessoas rejeitadas por seus pecados, e por isso temos motivos para nos “misturar com gente de má fama e tomar refeições com eles”. Mas, por causa disso, os religiosos acusavam Jesus de conversar com gente indigna, e para piorar, o Mestre elogiava os pecadores que reconheciam o próprio erro e repreendia os religiosos que fingiam ser perfeitos. A ideia é que precisamos nos aproximar das pessoas, principalmente as que mais precisam, sem deixar que as ações erradas delas nos influenciem. Ao mesmo tempo, temos que mostrar a elas, com palavras e ações, que a graça de Deus nos transformou e pode fazer o mesmo com elas.
Na época de Jesus, Roma dominava quase todo o mundo, inclusive os lugares onde Jesus e seus discípulos viveram e andaram. Para cobrir os gastos com as construções e garantir o conforto dos poderosos, o império estabelecia pontos de cobrança de impostos. Quem fazia esse trabalho eram os publicanos. Quem não tivesse dinheiro para pagar perdia os bens e até mesmo a liberdade. O evangelho diz que era justamente esse tipo de gente que se aproximava de Jesus, e ele preferia comer com eles a comer com falsos religiosos. Aliás, Jesus considerava a falsa religiosidade pior do que as ações de um publicano [Lc 18.9-4].
Outras pessoas de má fama também procuravam por Jesus. E elas eram consideradas assim porque praticavam atos imorais, viviam à margem da sociedade ou simplesmente pensavam diferente dos fariseus. Em Jesus, aquelas pessoas encontravam o perdão e a salvação que necessitavam. Ele dividia a mesa e fazia amizade com elas. Reconhecia que, apesar de tudo, havia a imagem de Deus naquela gente.
Assim como nosso mestre, a juventude cristã precisa se misturar, estar perto e ser amiga das pessoas que mais precisam do evangelho: aquelas que escolheram ou foram forçadas a viver sem dignidade espiritual ou social. Os dois tipos de gente sofrem com a opressão do próprio pecado ou do pecado de outras pessoas, inclusive o da nossa omissão. Mas, quando abrimos o coração para amar, os sinais do Reino de Deus frutificam em nossas vidas para transformar a vida de cada um que estiver ao nosso redor.
Ao invés de julgar, nossa tarefa é procurar ser diferentes daqueles religiosos, buscando expressar o amor de Deus a todas as pessoas, de todas as formas, em todos os momentos. E isso se aprende fazendo. Aceita o desafio?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Máscara? Ao sair, deixe a sua

mascara

O carnaval está chegando. Sobre esta data, surge a oportunidade de falar sobre máscaras, da necessidade de se criar um personagem imaginário, mas que se materializa em nós mesmos no dia a dia.
Muitas vezes as máscaras dão ideias de pessoas imaturas que se escondem para se parecerem mais legais, ou mais bonitas…. Engano. O uso de mascaras é muito mais profundo do que isso. Certa vez ouvi a história de um homem que vivia em uma comunidade bem carente, ganhava um salário modesto e morava em uma casa muito simples feita de madeira.
Esse homem fez muito esforço e comprou um carro financiado em “milhares” de parcelas. Ao ser questionado sobre o porquê ter comprado um carro que valia mais do que sua própria casa, foi direto:
— Ninguém sabe onde eu moro, mas aonde eu vou as pessoas enxergam meu carro. Dessa forma, sou tratado de forma diferente, inclusive até tenho mais chances de conseguir um bom emprego. Pensei em morar em um lugar melhor, mas acho que o carro vale mais a pena.
Portanto, o uso de máscara não é algo pontual e simples. Em uma sociedade como a nossa, parece ser algo obrigatório. Vivemos em um mundo que cobra tanto das pessoas que não é de se estranhar que cada vez mais compremos roupas mais caras, calçados mais caros, e assim por diante.
E nas igrejas? Usamos palavreados, levantamos nossas mãos, fazemos coisas que nem sabemos o porquê somente para nos enquadrar dentro de uma comunidade, para que nos sintamos aceitos. Já reparou a dificuldade que um mendigo tem em se sentir a vontade dentro de uma igreja? Será que ele encontra paz em nossa comunidade, ou ele não volta mais?
São muitas perguntas, muitos questionamentos. Devemos ser crentes sem máscaras e que não obrigam o outro a colocar máscara, que aceita o outro como ele é e o ajuda a ser uma pessoa melhor. Este é o exemplo de Cristo. Ele derruba as máscaras e faz com que sejamos realmente pessoas com propósitos nos quais fomos criados.
Máscara? Ao sair, deixe a sua“. Que Deus nos ajude a tirar nossas máscaras e mostrar em nossa face a imagem e semelhança dele. E você? Acredita que não tem nenhuma máscara? Dê uma conferida…