Você é criativo!
Eu poderia apostar que a maioria de vocês, quando leu o título do post, deve ter pensado “não, eu não sou criativo”, e acabou entrando aqui só por curiosidade de saber o que estaria escrito a respeito. Mas independente de você ter pensado isso ou não, eu afirmo a vocês, com 100% de certeza: sim, vocês são criativos!
Quando falamos em criatividade, logo ligamos isso as artes. Pensamos que pessoas criativas são aquelas capazes de escrever uma música ou uma história, ou então fazer belas pinturas e desenhos. Mas criatividade não é apenas isso, essa é apenas uma das áreas de criatividade, e, de fato, talvez você não tenha nenhuma criatividade nessa área, mas isso não quer dizer que você não é criativo!
O nosso Deus é o Deus criador, tudo o que existe foi Ele quem criou, inclusive eu e você. Pra criar as coisas a partir do nada é necessário criatividade, então Deus é criativo, certo?! Bom, se Deus é criativo e Ele diz que o Espírito dEle habita em nós, logo o Espírito da criatividade esta dentro da gente, sendo assim, nós temos todo o potencial para sermos criativos! Por isso que digo sem pensar duas vezes: você é sim criativo!
Mike Murdock diz que nós fomos criados por Deus para solucionar problemas, que o nosso chamado esta relacionado com os problemas que fomos criados para resolver. Sabe qual a melhor forma de solucionar problemas? Criatividade! Talvez você não tenha criatividade nenhuma pra música ou pra desenvolver textos, mas talvez você tenha criatividade para resolver problemas de transito! Deus te deu criatividade para fazer alguma coisa, para resolver algum tipo de problema, se você ainda não consegue perceber nada, busque a Deus e peça pra Ele te mostrar onde esta a tua criatividade.
Deus é criativo e original, quem copia é o diabo. Com Deus não existe plágio! Se Deus não se importasse com a criatividade, pirataria não seria errado, nem colar na prova! Mas Deus não quer saber de cópia, Ele quer o novo e por isso Ele te encheu do Espírito dEle, que é um Espírito criativo, para que você possa criar coisas novas, soluções novas em qualquer área que você esteja! Não fique fechado, não feche sua mente… abra-a, deixe a criatividade de Deus fluir em você para que você possa fazer a diferença onde você estiver!
Lembre-se, Deus tem uma chamado pra tua vida, e na área que Ele te chamou você com certeza é criativo! Mas isso também não impede de sermos criativos em mais de uma área. Também não tem problema em você ter como base ou inspiração o trabalho de alguma pessoa, desde que você não faça apenas cópia dela! Então, busque direção de Deus para o seu chamado e deixe a criatividade jorrar em você!
E pra terminar, vou deixar aqui os estágios de um processo criativo, que tem tudo a ver com o que o Mike Murdock fala sobre resolvermos problemas:
Percepção do problema: É o primeiro passo no processo criativo e envolve o “sentir” do problema ou desafio.
Teorização do problema: Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
Considerar/ver a solução: Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução; é o impacto do tipo “eureka!”. Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.
Produzir a solução: A última fase é converter a idéia mental em idéia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”.
Produzir a solução em equipe: Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando precisam, tanto diagnosticar ou superar um problema quanto otimizar ou inovar produtos, serviços e processos. Ancoram-se, para tal dinâmica, no conhecido sistema do brainstorming.
Que Deus abençoe!