sexta-feira, 15 de março de 2013

TOME A DECISÃO: "Saia de cima do muro!"


Até quando você vai ficar vacilante entre dois pensamentos? 1 Reis 18:21


“...escolham hoje a quem irão servir ...” Josué 24:15

Eu tenho encontrado...
No decorrer da caminhada...
Muitos que estão coxeando...
Entre dois caminhos...
...dois pensamentos...
...duas maneiras de viver...
...dois comportamentos...
Deve ser difícil viver desse jeito...
Porque não há satisfação completa...
Nem aqui (com Deus), nem ali (no mundo)...
Israel viveu um tempão assim...
Josué chamou a atenção deles:
Escolham HOJE a quem irão servir...
Elias também chamou o povo à decisão...
Se Deus é Deus, servi-O então...
Mas não só vale para aquele tempo...
Parece que hoje em dia...
Quantos e tantos nessa mesma situação...
Tem fontes com dois tipos de águas...
Tem boca proferindo bênção e maldição...
E outros acham que basta...
Trocar a capa usando o nome Deus em vão...
Há muitos se conformando...
Sendo só imitação....
Quem conhece a Deus não vive na prática do pecado, disse João.
Não dá pra viver com um pé na igreja... e o outro no mundão...
Servir a dois senhores? Que vacilão!
Quem já bebeu da fonte limpa, não quer mais sujeira não!
Nem mesmo sua simulação...
Então porque ficar insistindo, em voltar pra escravidão?
Não se engane, não perca seu tempo...
Pra que viver se escondendo?
A gente se oculta dos outros...
Mas Deus continua vendo...
Creia em Jesus de verdade...
Converta o seu coração...
Não se conforme com o mundo...
E haja transformação...
Renove sua mente...
Tome sua posição...
Não se despreze por ser moço(a)...
Você tem de Deus força e vigor...
E em ti guardada a Palavra...
Pra vencer o tentador...
Então, qual decisão você tomou?

Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.

Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:4-7. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida — não provêm do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.  1 João 2:15-17. Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:1-3 Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.  1 João 3:9


NÃO É FIM DE JOGO!



O JOGO NÃO ACABOU! NÃO, NÃO ESTÁ PERDIDO!
Um dos maiores equívocos da sociedade pós-moderna é achar que juventude é a mais perfeita combinação com informação-ação-tecnologia-imagem ao invés de Relacionamento. São mais de mil amigos adicionados nas redes sociais, mas nos sentimos cada vez mais sós, vamos às igrejas que agora (muitas) se preocupam em divertir e entreter e saímos mais vazios, conflitos existenciais, tédio, teorias vazias e apego às velhas fábulas e crendices que se vestem de novas. Queremos mais e mais, mas não achamos o que procuramos, porque nem sabemos o que queremos ao certo, então estranhamos e criticamos cristãos deprimidos, compulsivos, desconexos e ilhados... Se você adolescente, jovem sente-se assim abra finalmente seu coração a Jesus, aceite o convite dEle: Vinde a mim os cansados, oprimidos e sobrecarregados, o alívio para sua alma está em Jesus, o alimento para teu espírito está no relacionamento real com Ele, acredite, isso é possível, você só precisa abrir seu coração para Ele, conhecê-lo de verdade e entregar-se sem reservas, não pense que não consegue, que é fraco(a), não é você que tem o poder, a graça e capacidade vem do Senhor Deus para nós, rompa, jogue sua capa fora como fez aquele que estava cego, clame como ele clamou, Jesus é o mesmo, seu amor é o mesmo. As pessoas mudam, o mundo muda, mas o Senhor que morreu na cruz e ressuscitou continua amando sua vida, Ele não quer que ninguém se perca, morrer não resolve, dormir horas pra esquecer também não resolve, ouvir um som bem alto também não é solução, sair nas ruas em busca de aventura também não ajuda, a dor da alma é só com Jesus, e esse apelo não é só para quem está longe, aqueles que não conhecem a Jesus, mas é também para aqueles que estão perto, tão perto fisicamente, mas suas almas e pensamentos estão longe, estão como perdidos junto aos outros, estão por um fio, não queremos ouvir notícias suas sobre o seu fim, queremos nos alegrar pela tua vida com Deus e que você seja usado(a) para falar para os de longe e os de perto: "Jesus vive, eu agora o conheço de verdade e tenho um relacionamento com ele como jamais imaginei ter, hoje posso dizer que minha vida é transformada por Ele e não vivo mais eu, Ele sim, Cristo agora vive, finalmente, Ele vive em mim, agora posso dizer!" Ore agora, não aceite enganos malignos, o "jogo não acabou", "não está perdido", porque sua vida não faz parte de um jogo, mas de um plano eterno de Deus (Sl 139) que te formou e te chamou pelo teu nome e disse: Tu és meu(minha)! Ele pode fazer novas todas as coisas, não acabou, há esperança em Jesus Cristo o Filho do Deus vivo!

#creiaatuafétesalvou

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vai ter com teu Pai

228778_the_endAbrir os olhos para nossa realidade de vida, seja ela qual for, sempre é um bom começo. Reconhecer que os dias não estão bons, que algumas coisas não estão no lugar, outras precisando de ajustes e outras saindo do sentido natural, significa que precisamos de um “help”.
Aquilo que parecia certo não é mais. Aquilo que nos dava toda segurança desmoronou de uma vez só.  O que fazer se está tudo confuso? “Mas a vida é assim”, diria alguém experiente.
Difícil é fazer com que tudo volte ao normal. Difícil é recuperar o que perdeu. Agora só nos restam as lembranças de um tempo bom. Opa! Isso significa que em algum período da vida tivemos momentos bons. Então, se agarre a essas memórias, elas poderão ser sua motivação para tomar o caminho de volta.
Comece a perceber também que, quando não estamos próximo a Deus, tudo, definitivamente tudo, não nos satisfaz mais, a alegria se vai… Por isso nos decepcionamos logo. E entenda que o “bom” a que me referia era exatamente a companhia dele em nossas vidas.
Levante-se! Vai ter com o teu pai. Ele te ajudará a colocar os pingos nos “is” e encherá seu coração de esperança para um novo começo. Aliás, com Ele os recomeços são sempre de alegria e vida.
Meditando em Lucas 15.11-22

sábado, 9 de março de 2013

IDE!

Jesus disse, conforme descrito em Marcos 16:15 – IDE  por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura!”

 Em poucas palavras o que envolve o IDE?
Identidade – Quem somos?
- Você não é um produto do meio, nem da mídia, não é um ser alienado e “mutante” que vive sem fundamento... você segue a Cristo e por isso se identifica com Ele, se identifica com a Palavra dele, essa é a sua identidade – Cristo! (Jo 14:9,15,17).
Diferença – O que nos faz portador dessa mensagem especial e única?
- Você tem uma mensagem em sua vida, e essa mensagem é de vida! Não é uma mensagem de homens, nem mecânica, nem improvisada, mas uma mensagem que é vista em sua própria vida, ela é real, você vive a cada dia e as pessoas observam no seu jeito de ser, de tratar os outros, em seu falar, sua postura, enfim, você produz frutos! (Jo 15:3,4,8).
Expressão – Como expresso o que sou e a mensagem que tenho para os outros?
- Você também deseja que outros conheçam a Cristo, quer que eles tenham a vida que você sabe que só Jesus pode dar, e você não guarda só para si, quer se expressar, demonstrar, anunciar, com palavras e ações a mensagem de vida e verdade para todas as pessoas! (I Tm 4:12; Rm 1:16,17).
Compreender o significado e dimensão dessas três palavras é essencial para voluntariamente fazermos o IDE de Jesus. Então, você se Identifica com Cristo? Você faz a Diferença? Você Expressa vida aos outros? Pense nisso!
IDE!

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Adolescente e A Salvação!




O ADOLESCENTE E A SALVAÇÃO

Romanos 10: 9
“Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

Perguntei a um grupo de adolescentes, de uma igreja, a respeito da salvação e as respostas foram bem variadas:
- “meus pais são crentes”;
- “nasci na igreja”;
- “foi no batismo”;
- “frequento a igreja há três anos”.
            As respostas acima nos dão preciosos esclarecimentos sobre a salvação que você adolescente precisa saber com muita convicção:
Veja bem...
 1º A SALVAÇÃÉ PESSOAL (“... tua boca... teu coração...”). Os pais podem e devem orar e testemunhar a respeito da salvação aos filhos, mas não dá para se converterem pelos filhos. Há um ditado que diz que filho de peixe, peixinho é, mas filho de crente, crentinho não é. Você jovem adolescente é que precisa com tua boca e teu coração confessar e crer no Senhor Jesus. A salvação é intransferível, não é hereditária e nem genealógica.
 2º A SALVAÇÃO É CONFESSIONAL (“... confessares...”). Confessar é concordar, é aceitar, é reconhecer que Jesus Cristo é O Senhor, O Soberano, Rei dos reis, sobre tudo e todos. Salvação não é frequentar uma igreja, não é confessar que é da igreja x ou y, mas seguir o Senhor Jesus. Salvação vem pelo entendimento, uso da razão, mais que emocional é racional, é você adolescente falar de todo coração e demonstrar com atitudes que Jesus Cristo é o dono da sua vida.
 3º A SALVAÇÃO É CONDICIONAL (“Se... e crer... serás salvo.”). Salvação não é um ritual como o batismo, também não é algo como apenas levantar as mãos ou ir à frente após um apelo. Você adolescente precisa CRER, esta é a condição. Crer é confiar, ter absoluta certeza, aponto de se entregar de corpo e alma ao Senhor Jesus Cristo. Crer no sacrifício do Senhor Jesus (seu sangue garante a salvação), crer na ressurreição do Senhor Jesus (Ele está vivo aqui e agora).
            A Salvação deve ser levada a sério, não se acomode e não se engane. Você adolescente, diga com toda convicção, com o coração cheio de certeza e gratidão:
 “Eu confesso, para quem quiser ouvir, que Jesus Cristo morreu para me salvar e está vivo, por isso Ele é meu Senhor, vivo para Ele!”
  Texto extraído com permissão do autor Wanderley Rangel Filho – www.pavi.psc.br Acesso em maio/12 in site PAVI

quinta-feira, 7 de março de 2013

Lembrado por sua gentileza!



Como é bom ouvir boas palavras, concorda? Ser gentil com os outros não custa, pelo contrário, faz muito bem, tanto para quem ouve, como para quem fala.


 Com essa simples ilustração abaixo você pode refletir com os adolescentes sobre essa qualidade do caráter: A gentileza! Adolescentes também podem ser educados e gentis com as pessoas, não importa sua cor ou classe social.


“Lembrado por sua gentileza!”

Uma ilustração cujo autor não é conhecido, fala sobre Humberto, um jovem empregado de um frigorífico na Noruega.

Certo dia quase ao término do trabalho, Humberto foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, pois havia encerrado o expediente. Era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava com mais de três horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

No dia seguinte, ao saberem que o vigia havia salvado a vida do jovem, perguntaram-no: 

- Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou: 

- Trabalho nesta empresa há muitos anos. Centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã ele disse "Bom dia" quando chegou, mas não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isso o procurei e o encontrei...

Pergunta: Será que o vigia se lembraria de você?

quarta-feira, 6 de março de 2013

Escolhas...



Eu podia escolher o modo mais cômodo, mas escolhi amar...
Eu podia escolher apenas ouvir as pregações, mas escolhi praticar...
Eu podia escolher uma simples vida de igrejado, mas escolhi ser servo, discípulo...
Eu podia me agradar de qualquer música que fala em Deus, mas aprendi discernir...
Eu podia viver em cima do “muro espiritual”, mas resolvi me decidir...
Eu podia apenas dizer Senhor, Senhor, mas permiti de verdade, Ele ser o Senhor da minha vida...
Eu podia construir minha casa sobre a areia, mas me esforcei, cavei fundo, fiz meus alicerces e pus meus pés sobre a Rocha...
Eu podia fazer tudo que eu quisesse, mas nem tudo convém que eu faça...
Eu podia fazer qualquer coisa que me é lícito, mas não me deixo escravizar por nenhuma delas...
Eu podia me conformar com o mundo, mas resolvi transformar a minha mente....
Eu podia ser o mais valente e revidar tudo, mas resolvi aprender de Jesus que é manso e humilde de coração...
Eu podia usar meus problemas para justificar minha incredulidade, mas me decidi crer mesmo sem entender...
Eu podia ser só mais um na multidão, mas escolhi ser luz no meio dela...
Eu podia expor meu corpo, mas resolvi declarar minha fé...
Eu podia me envergonhar do Evangelho, mas resolvi sofrer por ele...
Eu podia fingir não ouvir a Deus, mas decidi renunciar a mim mesmo, tomar a cruz e seguir...
Eu podia escolher o aqui e o agora, mas preferi a eternidade...
Eu podia ter o prazer sem Deus, mas me decidi pela alegria da comunhão com Ele...
Eu podia rejeitar os conselhos que recebi, mas não nasci para ser tolo...
Eu podia levar conversas e fazer intrigas, mas quero ser um pacificador, pois sou filho de Deus...
Eu podia agradar a mim mesmo e a meus amigos, mas preferi agradar primeiro a Deus...

E ainda que eu possa fazer qualquer escolha em minha vida, pois Deus me deu liberdade para isso, independentemente da presença dos meus pais, líderes, pastores ou qualquer outra pessoa, de livre e espontânea vontade, eu propus em meu coração não me contaminar e resolvi amar a Deus não só de palavras, mas de verdade, de todo coração, de toda alma e com todas as minhas forças...e não viver por vista, mas por fé....pois estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Na verdade descobri que eu não podia por mim mesmo, mas posso naquele que me fortalece, por isso prossigo para o alvo, deixando todo o embaraço e o pecado que tão de perto me rodeia...corro a corrida e cumpro a tarefa que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus!
- Identifique qual versículo bíblico está relacionado em cada linha e reflita sobre suas escolhas. Lembre-se que escolher envolve o racional, é uma decisão pessoal e consciente, inevitavelmente pode levar a renuncias...Peça a Deus para ajuda-lo(a) a tomar firmemente a decisão de servi-lO com integridade e coração inteiro para Deus.

terça-feira, 5 de março de 2013

Não Negligencie o Caminhar com Deus!


Texto Bíblico Base: Ageu 1:1-11
"Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.”  Ageu 1:9.

As pessoas acabavam de voltar para sua terra depois de um exílio (tinham sido expulsos de sua pátria) na Babilônia. No entanto, em vez de esforçar-se para reedificar sua vida espiritual, reconstruindo o templo de Deus, preocupavam-se mais com a condição de suas casas e seus bens materiais. Interessavam-se mais pelo que os outros poderiam pensar sobre eles e no seu próprio bem estar e conforto do que com o tempo gasto em comunicar-se com Deus.

É uma advertência para nós! Não devemos nos preocupar prioritariamente e nem demasiadamente com as aparências exteriores e com as buscas egoístas, mas com nosso coração e com aquilo que toca o coração de Deus, priorizar o relacionamento com Deus e a sua vontade para nossas vidas!

Ageu transmitiu palavras duras ao povo. Advertindo-os a colocar Deus sempre em primeiro lugar, lembrando-lhes que qualquer tentativa de trabalhar para Ele sem a sua bênção e orientação será improdutiva. Nossos bens materiais, juventude, interesses pessoais, amizades etc não nos satisfarão como Ele nos satisfaz.

Não permita que algo ou alguém te impeça de ter seu período de oração diário, seu tempo de leitura, estudo e reflexão da Palavra de Deus. Faça tudo o que for necessário para estar buscando a Deus e dedicando tempo em seu relacionamento com Ele. Lembre-se que é um investimento para eternidade e o Espírito Santo está para ajuda-lo (a) na busca e compreensão da vontade de Deus para sua vida.

Pense um pouco sobre:
- O que é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça? Lucas 12:31; Mateus 6:33. Há alguma relação desse buscar quanto à todas as suas necessidades?
- Orar, ler e estudar a Bíblia faz parte do caminhar com Deus? Como você investe nisso?
- Como você usa seu tempo? E as redes sociais? Tem lidado com equilíbrio sem que isso lhe atrapalhe nas demais atividades e responsabilidades?
- Tem se congregado? Participa dos cultos na Igreja? Tem prazer de estar em comunhão com os demais irmãos(ãs) em Cristo? Conhece e participa das atividades, reuniões e grupos de estudos bíblicos, orações e ministérios em sua congregação?
- Está disponível e desejoso(a) para servir na obra de Deus?

Ore ao Senhor: Diante dessa reflexão, ore a Deus apresentando sua vida devocional, não apenas no fazer, mas no ser por inteiro, não buscar por regra para alcançar algo ou cumprir um ritual, mas por amor, por desejar conhecer mais e mais ao Senhor Deus. Peça-lhe ajuda para não negligenciar sua vida espiritual e para torná-lo(a) consciente de sua importância para o Reino de Deus e no servir aos santos na Igreja.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A Batalha Pertence ao Senhor

A Batalha Pertence ao Senhor
“(…) Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a batalha não é vossa, mas de Deus.” (2 Crônicas 20.15)
Você está passando por lutas em sua vida? Está frustrado porque não consegue resolver certas questões em sua vida? Você nunca irá vencer se estiver lutando com suas próprias forças. Deus nunca perde uma batalha. Ele tem um plano de guerra – e quando nós o seguimos, sempre vencemos.
Talvez você está em uma situação na qual precisa ouvir o Senhor dizer, “A batalha não é sua, é minha!”. A adoração é um posicionamento de guerra! Enquanto adoramos a Deus pelo o que ele é e por seus atributos divinos, estes são liberados para nossas vidas. Adore a Deus por sua habilidade e poder e você verá estes atributos sendo liberados a seu favor.
Tente se ajoelhar algumas vezes durante o dia e dê graças a Deus. Assegure-se que seu coração está no que você está fazendo. Fórmulas de sucesso ou atitudes que nos levem a realizar obras mortas nunca produzem nada de valor. Tenho certeza que seu coração se enche constantemente de amor e adoração por Deus. Se isto ainda não acontece com você, dê um passo à frente e tome atitudes em relação ao seu coração.
Siga o plano de batalha do Senhor. Ele é único, especial, efetivo, traz alegria e prazer. Louvor e adoração trazem confusão ao inimigo. Tome sua posição e você verá a derrota do inimigo.
Faça isto:
Prostre-se diante de Deus e o agradeça por sua bondade e misericórdia. Adore-o por quem Ele é, não apenas por aquilo que você precisa dEle.

sábado, 2 de março de 2013

Estamos deixando entrar água em nossos barcos!


6Das embarcações mencionadas na Bíblia nenhuma é tão fascinante quanto a arca de Noé. Ela ilustra muito bem a salvação que temos em Jesus Cristo: só sobreviveu ao dilúvio quem nela entrou. E a arca tinha também a mesma missão de todas as embarcações: conduzir em segurança seres humanos, que não são totalmente adaptados à água, como gostariam de ser. O barco existe para contornar uma fraqueza e evitar um perigo certo: morte por afogamento.É curioso notar o número de instruções específicas dadas por Deus a Noé. Ele ditou a altura, a largura e a profundidade da arca. Determinou também o tamanho da porta, e a sua posição, número de andares da arca, e até o tipo de madeira (cipreste) e material para calafetá-la por dentro e por fora (betume).
Já pensou se Noé fosse do tipo que não gosta de seguir normas? Lá pelo trigésimo dia do dilúvio ele perceberia que o casco estava começando a vazar! Provavelmente por economia, usara o betume¹ somente pelo lado de fora. Por dentro usara uma resina natural mais fácil de manusear e com um cheiro menos desagradável. Chamaria a família para uma reunião urgente. Decidiriam aliviar a carga jogando fora os animais mais pesados… Você pode imaginar o resto.
Se Deus, na sua soberania, se importou com normas de segurança para salvar a criação, você não acha que nós também precisamos fazer tudo ao nosso alcance para conduzir a criança, obra-prima de Deus, por sobre as águas turbulentas de um mundo mal com todo o cuidado e segurança? 
As normas para manter o ambiente de nossos projetos sociais, escolas e igrejas livres de perigos para as crianças não nos foram ditadas por Deus. Mas temos o discernimento (oferta do Espírito Santo); a experiência (oferta de muitos colegas espalhados pelo mundo); e as normas do país (estabelecidas pela lei e pelos organismos de controle presentes em nossa sociedade).
A lista abaixo apresenta os buracos mais comuns encontrados nos cascos de nossas arcas (organizações sociais cristãs) e que favorecem a violação dos direitos das crianças dentro dos projetos.
1. Contratação irregular de funcionários. Sem fazer uma boa triagem, correndo o risco de empregar pessoas não-idôneas e até mal intencionadas.
2. Não cumprimento das leis trabalhistas. Às vezes a pessoa recebe uma quantia muito pequena e trabalha muitas horas sem o vínculo trabalhista adequado.
3. Desrespeito às normas da Secretaria de Educação quanto ao número de crianças por turma, aspectos físicos das dependências etc.
4. Desrespeito às normas de segurança do Conselho de Segurança Alimentar.
5. Desconhecimento e desrespeito ao Estatuto da Criança e Adolescente bem como a desarticulação do projeto com os órgãos de proteção da criança (Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente)
6. Desconhecimento e desrespeito à Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas que nos fornece uma lista de direitos fundamentais da criança como o direito de ser tratada com igualdade e de ser ouvida sobre questões que afetam a sua vida.
7. Desobediência aos preceitos de Deus com relação à criança, tratando-as como seres secundários e não os primeiros no reino dos céus.
Há brechas em nossas arcas. Está na hora de fechá-las! As crianças merecem uma viagem mais tranquila. Não sejamos ingênuos, do lado de fora, a tempestade continua fazendo muitos estragos!

Nota
1. Massa parecida com o asfalto, usada para tapar frestas

sexta-feira, 1 de março de 2013

O Deus presente


relogios

No capítulo 11 do livro de João temos uma narrativa bíblica singular sobre Jesus e o seu ministério. Essa narrativa nos revela o que a teologia chama de “antinômio”, ou seja, quando duas verdades bíblicas parecem não fazer sentido. No caso da passagem, temos a dupla natureza de Cristo: divina e humana. Podemos perceber a natureza divina quando Ele sabe que seu amigo Lázaro irá morrer [Jo 11.11-14].
Já ouvi muitos dizerem, com todo o respeito, que Jesus parece cínico nesse texto. Afinal, chorou por um amigo que sabia que morreria, e, inclusive, ressuscitaria.
Gosto do diálogo que a teologia faz com a literatura e até mesmo com o cinema. Sou fascinado com o filme Contra o Tempo, protagonizado por Jake Gyllenhaal e Michelle Monaghan, pelo conteúdo significativo que aponta para Cristo. Jake Gyllenhaal, que vive o capitão Colter Stevens, recebe a missão de entrar na mente de um homem morto através do chamado “código fonte” e acessar resíduos de oito minutos que ficam ativos na mente mesmo depois que a pessoa morre. Esses oito minutos ocorrem em um trem para Chicago que explode matando várias pessoas. Ao fim do tempo, ele perde o acesso à mente e volta para sua realidade. Tudo isso para descobrir a bomba e o terrorista que irá cometer outros ataques.
O capitão Colter Stevens sabe que, sempre ao fim de oito minutos, verá o trem explodir da mesma forma. São cenas repetidas em que ele pode improvisar livremente para cumprir sua missão. Em dado momento, apegado à realidade paralela dos oito minutos, ele decide, mesmo sabendo o final, se aproximar de Christina e ser tocado pelo momento. A partir desse instante, tenta mudar a realidade rotineira dos que o cercam, que vivem vidas amargas. Deixa a mensagem de que mesmo estando tudo maquinado contra nós, não precisamos ser amargos como o mundo.
Aquele capitão falava de Jesus. O Jesus humano, que sendo divino e onisciente, conhece o futuro amargo e quer vivê-lo junto conosco. Sabe que tudo irá explodir, mas insiste em não nos deixar. Não faz parte desta realidade, mas por nós escolhe fazer. Deus não perde sua soberania sendo visto como humano. Ele é divino sendo humano. Onipotente como Ele é, escolheu poder ser tocado pela situação de um amigo [Jo 11.35], e também por nossa miserável situação. Após cumprir sua missão, o capitão Stevens quer voltar para salvar a todos do trem, mesmo sabendo que tudo não passa de imaginação, uma vez que estão todos realmente mortos. Graça onde há desesperança.
Não há cinismo em Jesus. Ele é tão soberano quanto humano. Esse Jesus, amigo de Lázaro, é o nosso Jesus, que nos acompanha e também chora nossas dores. O escritor francês Victor Hugo em seu clássico “Os miseráveis” entendia isso. Dessa forma, escreve sobre o sofrimento de sua personagem Fantine, de vida miserável, uma sentença cheia de esperança:
Que as nuvens todas se descarreguem sobre ela, que todo um oceano passe por cima de sua cabeça! Que importa! É uma esponja embebida. Assim o crê, pelo menos; mas é um erro pensar-se que o destino se cansa e que se pode chegar ao fundo do que quer que seja.O que são, porém esses destinos impelidos em tal confusão? Para onde dirigem? Por que agem dessa maneira?Aquele que sabe penetra toda esta sobra.Ele é único. Clama-se Deus